Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cloreto de Sódio e Eletrólise

      Cloreto de Sódio e sua importância para a saúde humana

O Cloreto de Sódio contém dois elementos (sódio e cloro) de alta importância para o equilíbrio eletrolítico e tonicidade do meio extracelular. Participam ainda de inúmeras reações.

A solução de Cloreto de Sódio a 0,9%, que leva o nome de soro ou solução fisiológica, é usada na reposição das perdas de água e sódio. As situações mais comuns são as expoliações por diarréia de grande porte, vômitos, queimaduras extensas e sudoreses anormais.

Anvisa - Agência de Vigilância Sanitária

Somente o sal que contiver teor igual ou superior a 20 miligramas até o limite máximo de 60 miligramas de iodo por quilograma de produto será considerado próprio para o consumo humano.

Porque consumir iodo?

A carência crônica de iodo pode levar a retardo mental, atingindo tanto o feto como o recém-nascido, prolongando-se pela fase escolar, adolescência e fase adulta, levando as crianças a terem baixo rendimento escolar, dificuldade de adaptação social, incapacidade relativa de trabalho na vida adulta e mesmo a sérios problemas de escolaridade e aquisição de novos conhecimentos.

A carência de iodo causa uma alteração na glandula tireódie chamada bócio endêmico, é o que mais chama a atenção tanto de leigos como de médicos, por ser facilmente visível e notado à distância.
De longa data sabe-se que o bócio é uma das alterações devidas a carência iódica mas, atualmente, considera-se que é fenômeno de menor conseqüência médica para o indivíduo.


ELETRÓLISE

Cerca de 80% do sal produzido é destinado a uso industrial e oprocesso de eletrolise é um método responsável pela obtenção de várias substâncias importantes, como cloro, hidróxido de sódio, hidrogênio. Na eletrólise, o pólo onde ocorre redução é o negativo e o pólo onde ocorre oxidação é o positivo.

Eletrólise da salmoura

Semi-reação anódica (eletrodo positivo) – oxidação

2Cl1-(aq)è Cl2(g) + 2é

Semi-reação catódica (eletrodo negativo) – redução

2H2O(l) + 2é è H2+ 2OH1- (aq)