As transformações químicas podem ter sua rapidez aumentada sem que seja necessário aumentar a temperatura, a superfície de contato, a concentração ou a pressão dos reagentes. Existem substâncias que aceleram as transformações químicas, sem serem consumidas nos processos em que estão envolvidas. Essas substâncias são chamadas catalisadores.
Exemplo de catalisadores
Enzimas
As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas. Como catalisadores celulares extremamente poderosos, as enzimas aceleram a velocidade de uma reação sem no entanto participar dela como reagente ou produto.
Reação ácido clorídrico com aluminio na presença de cobre.
É uma reação exotérmica e pode ser explosiva se realizada em um recipiente fechado, alé de liberar gases tóxicos. Neste caso o cobre é o catalisador da reação fazendo a reação acontecer com maior rapidez em comparação com a reação somente do alumínio com ácido clorídrico.
Catalisadores nos automóveis
Neste caso, os catalisadores são esferas dos metais paládio ou platina que são acopladas ao escapamento dos carros e que aceleram a transformação de alguns dos gases resultantes da queima dos combustíveis nos motores em outros gases menos poluentes. Como exemplo, podemos citar a transformação do monóxido de carbono (CO) em dióxido de carbono (CO2).