Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Por que as reações químicas acontecem? (3º Ano)

ºTeoria das colisões
As moléculas dos reagentes estão em constante movimento. Quando são colocadas edm contato, ocorrem colisões entre elas. Essas colisões são responsáveis pela quebra das ligações nos reagentes e a formações dos produtos. Os choques entre as moleculas devem apresentar energia suficiente para que as ligações existentes entre os reagentes sejam rompidas e que novas moléculas sejam formadas. A teoria das colisões explica porque algumas reações são rápidas e outras lentas e como podemos intervir na rapidez de uma reação.
As reações são rápidas quando ocorrem muitas colisões com energia suficiente para quebrar as ligações dos reagente. As reações são lentas quando poucas colisões tem energia suficiente para quebrar as ligações dos reagentes.
Existem substâncias que são capazes de fazer com que uma reação ocorra mais rapidamente: são os catalisadores. Uma de suas caracteristicas é que eles não são consumidos durante a reação química, ou seja, terminada a transformação a transformação dos reagentes em produtos, o catalisador permanece inalterado.